Windows 7 pode ser a causa de problemas em bateria de notebooks

 

A Microsoft informou na terça-feira (2/2) que está verificando se problemas em baterias de notebooks poderiam ser causados pelo Windows 7.

Desde o lançamento da versão final do novo sistema operacional da Microsoft que diversos usuários vêm reclamando de problemas com a bateria em seus computadores portáteis – incluindo avisos prematuros de que a carga estaria no fim, bem como a necessidade de substituir o componente.

A Microsoft diz que a falha está uma ferramenta do sistema operacional que decide quando a bateria esta sem energia a ou quando não é mais capaz de reter carga. “Estamos investigando este problema, em conjunto com nossos parceiros de hardware, e aparentemente está relacionado com o sistema de firmware (BIOS)”, informou um porta-voz da empresa nesta quarta-feira (3/2), referindo-se ao firmware que dá boot no PC e inicializa os componentes de hardware.

Ainda segundo o porta-voz, os avisos recebidos pelo Windows 7 utilizam informações do firmware para determinar se a bateria precisa ser substituída ou não.

Reclamação antiga
Há um longo tópico dedicado a problemas relacionados ao Windows 7 e a bateria de computadores portáteis no site de suporte da Microsoft e que começou no início de junho de 2009 e ainda está ativo. Mais de uma dezena de novas mensagens foram postadas no dia 2/2.

Enquanto alguns usuários concordam com a Microsoft que os avisos não correspondem à realidade, muitos acreditam que o novo sistema operacional possa ter danificado permanentemente a bateria de seus notebooks.

“Tentei carregar a bateria com o computador desligado e também em outro equipamento, mas não funcionou”, postou alguém que se identifica com DanLee81 nesta quarta-feira (3/2). “A carga começa, mas é interrompida minutos depois. A bateria diz está cheia quando na realidade ficou conectada por poucos minutos e, ao desconectá-la da fonte, sua carga dura muito pouco ou nem é capaz de ligar o laptop. Este comportamento se repete em qualquer sistema depois que o Windows 7 danificou a bateria e não apenas em um PC com o Windows 7”.

Outros usuários dizem que as baterias de seus PCs portáteis estão apresentando desempenho abaixo do esperado, mesmo depois de terem abandonado o Windows 7 e retornado ao Windows XP ou Vista ou mesmo o Linux. “Voltar atrás não surtiu efeito”, diz Dreklia em outra mensagem deixada no site da Microsoft nesta terça-feira.

Em alguns casos, o Windows 7 diz que a bateria de notebooks novinhos em folha não é capaz de segurar a carga. “Até ontem, eu contava com uma bateria que me dava autonomia de 7 horas; hoje,.depois de carregá-la completamente, o sistema mostra que existe carga suficiente para apenas 4 horas de trabalho”, afirma tigger1962, dono de um Toshiba Satellite T110 com apenas três semanas de uso. “Agora, só usei o equipamento por 15 minutos e a carga restante não dá para mais de 2 horas e 24 minutos”.

Os problemas reportados pelos usuários são diversos e afetam diversas marcas e modelos de computadores portáteis, incluindo notebooks Acer, Dell, HP, Samsung, Sony e Toshiba.

Donos de laptops não são os único a notarem problemas relacionados a baterias com o Windows 7. No ano passado, diversos reviews realizados por publicações e sites especializados disseram que o Windows 7 devorava pelo menos um terço a mais da carga da bateria do que o Windows XP, o que contraria a promessa da Microsoft de que o novo sistema operacional daria mais autonomia aos portáteis.

A Microsoft informa estar procurando por um denominador comum que possa estar causando o problema nas baterias. “Estamos trabalhando com nos parceiros para determinar a raiz do problema e iremos atualizar o fórum de suporte com informações e orientações assim que estas estiverem disponíveis”, informou o porta-voz da empresa.

Fonte: PC World

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.