A tecnologia por trás da HDTV 3D

 

fullhd3d_150.jpgOs televisores com tecnologia 3D já são uma realidade. E parece que foi ontem que os televisores de alta definição (com 1080p e 120Hz) estavam no topo da lista de desejos em eletrônicos.

Mas há, sim, uma diferença: a tecnologia 3D não é nova, embora somente agora esteja sendo usada para equipar modelos topo de linha de HDTVs, e embora empresas como Sony e LG estejam preparando grandes campanhas para disseminar os televisores com 3D, ainda existem dúvidas que precisam ser resolvidas.

Os óculos convencionais (com lentes vermelhas e azuis) são um ícone da tecnologia 3D, chamada de Anaglyphs. Cada lente leva o olho a receber imagens separadas, baseando-se na cor filtrada pela lente. E quando o cérebro coloca essas duas imagens juntas é possível perceber a profundidade do campo. Este é o princípio básico da tecnologia 3D.

Óculos 3D
Um resultado melhor que o oferecido pela tecnologia Anaglyphs pode ser obtido usando imagens polarizadas, com  óculos que simulam uma profundidade de campo.

O 3D Polarizado utiliza a mesma ideia da sobreposição de duas imagens na tela que são filtradas pela lente do óculos. Mas em vez de fazer a filtragem baseando-se nas cores, esses óculos 3D limitam as luzes polarizadas. A integridade das cores é mais ou menos mantida usando este método, e o 3D polarizado é o padrão atualmente usado em filmes IMAX 3D.

Outra técnica 3D que utiliza óculos é a Shutter. Enquanto as tecnologias Anaglyphs e Polarizado filtram imagens não desejadas, os óculos Shutter impedem que a imagem chegue até seus olhos. Cada lente faz um movimento de abre e fecha alternado, bloqueando um olho de cada vez.

3d-glasses_original.jpg

As lentes estão em sincronia com um transmissor que diz qual olho deve ser bloqueado de acordo com a imagem 3D sendo exibida. O problema é que esta não é uma tecnologia passiva.

Os óculos Shutter necessitam de fonte de energia que acionam os componentes mecânicos e também para receber os sinais. Por enquanto, sem muita popularidade, estes óculos têm preço de venda a partir de 70 dólares. Ah! Os óculos Shutter também necessitam de um monitor com alta taxa de frequência.

Ainda não é certo de que as HDTVs de 240Hz terão uma melhora de imagem sobre os televisores com 120Hz, mas não há dúvidas de que esta tecnologia será necessária para um bom aproveitamento da tecnologia Shutter 3D. Taxas menores poderão tornar perceptíveis as transições de quadros na tela e nos óculos.

A seguir: 3D sem óculos
Para quem não gosta de usar esses óculos para assistir aos filmes, saiba que já existem opções disponíveis, mas não espere vê-las tão breve no mercado. Um dos destaques é a tecnologia com lentes Lenticular.

pana3dglasses.jpg

A técnica usa da magnificência para melhorar uma imagem a partir de um determinado ângulo. Se você combina duas imagens separadas com duas lentes Leticular diferentes, você consegue produzir o efeito 3D necessário.

Novos dispositivos
Não se surpreenda se, ao adquirir um televisor desses a partir do final deste ano, e quando for usá-lo perceber que não tem efeito 3D algum. Além dos óculos e da nova TV, ainda há alguns pormenores que farão da transmissão 3D o mesmo drama sofrido durante a migração para a HDTV.

Você precisará de novos cabos HDMI spec 1.4. Além do 3D, a nova interação com o HDMI irá suportar espaços de cores mais expandidos, resolução 4K (4 vezes mais que a resolução padrão 1080p) e Ethernet sobre HDMI (compartilhar conexão internet pelo cabo HDMI).

Com relação aos conteúdos em 3D, muitos desenvolvedores estão criando suporte para a tecnologia, mas provavelmente você terá de comprar um Box com suporte ao 3D.

lgdisplay_3d_350.jpg

Para quem tem o PlayStation 3, saiba que a Sony irá oferecer suporte a filmes em 3D. No entanto, outros tocadores de Blu-ray aindam precisam verificar seu suporte e talvez seja necessário comprar um novo hardware.

Fonte: PC WORLD BRAZIL

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.