WinRE

O que é o Windows RE?

Atualizado: maio de 2009

Aplica-se a: Windows 7

O Ambiente de Recuperação do Windows® (Windows RE) é uma plataforma de recuperação extensível baseada no Ambiente de Pré-instalação do Windows (Windows PE). Quando o computador não é inicializado, o Windows automaticamente executa failover neste ambiente, e a ferramenta Reparo de Inicialização no Windows RE automatiza o diagnóstico e o reparo de uma instalação do Windows não inicializável. Além do mais, o Windows RE é um ponto de partida de várias ferramentas para a recuperação manual do sistema.

Este tópico inclui:

  • Benefícios do Windows RE
  • Situações comuns
  • Recuperação baseada em imagem no Windows RE
  • Considerações sobre segurança
  • Tecnologias Relacionadas ao Windows RE

Benefícios do Windows RE

O Windows RE oferece os seguintes benefícios:

  • Ele pode ajudar a reduzir o suporte no reparo automático das causas comuns das instalações do sistema operacional não inicializável.
  • Ele pode ser personalizado para incluir ferramentas adicionais de diagnóstico e recuperação.
  • Ele pode ser usado como a plataforma para recuperação da imagem permitindo aos usuários restaurarem seu computador para o estado original ou de um bom backup.
  • Ele fornece logos de diagnóstico e reparo.

Situações comuns

Cenário de Usuário Final

Um usuário doméstico instala um driver de placa de vídeo e reinicia seu computador. Enquanto o Windows reinicializa, o computador para inesperadamente e uma mensagem de erro do driver aparece em uma tela azul. Após a tentativa automática de reinicialização do computador, o usuário vê uma mensagem informando que o computador não pôde iniciar e que o Windows tentará consertá-lo. Uma vez no Windows RE, o assistente do Reparo de Inicialização diagnostica ativamente o computador e determina que a Restauração do Sistema deverá reparar o driver problemático da placa de vídeo. O usuário decide reparar o driver da placa de vídeo, o computador reinicializa após o reparo e a tela de logon do Windows aparece.

Situação do Administrador de Sistema

Um administrador de sistema de uma empresa está tentando consertar o computador de um cliente que não inicia. O administrador pressiona a tecla F8 durante a inicialização e seleciona a entrada Reparar o computador, que inicializa o computador no Windows RE. O administrador faz logon usando uma conta local com privilégios administrativos e seleciona a opção Restauração da Imagem do Sistema na lista de ferramentas disponíveis. Isso permite que o administrador restaure todo o computador usando uma imagem do sistema que o administrador criou naquele computador. Depois que o reparo é concluído, o computador é reinicializado e a instalação restaurada do Windows começa.

Recuperação total do sistema no Windows RE

Caso a instalação do Windows não possa ser reparada pelo Reparo de Inicialização ou por outras etapas de reparo manual, o Windows RE poderá ser usado para iniciar várias ferramentas de recuperação total do sistema.

Imagem de Recuperação criada pelo Usuário

O Windows® 7 oferece aos usuários finais a possibilidade de criarem uma imagem de backup do sistema operacional inteiro. Os usuários finais podem fazer isso usando a ferramenta Backup. Eles podem armazenar a imagem do sistema em um disco rígido externo, em uma partição do disco rígido diferente da partição com imagem, em um conjunto de DVDs ou na rede. Para restaurar o computador usando essa imagem do sistema, os usuários devem iniciar a interface de restauração do Complete PC de lista de ferramentas manuais do Windows RE.

Imagem de Recuperação Original

Para facilitar a restauração de um computador ao seu estado original, você pode colocar uma imagem de recuperação na partição do Windows RE. Isso elimina a necessidade de uma mídia de recuperação separada na maioria dos casos.

Se o formato de imagem do Windows for usado no processo de fabricação, você também poderá usar a mesma imagem do sistema operacional para recuperação. Se uma imagem de recuperação nesse formato for fornecida, o Windows RE iniciará a Instalação do Windows para recuperar o computador. Como alternativa, um fabricante de computador pode desenvolver um aplicativo personalizado usando as APIs de Imagens do Windows e a imagem do Windows para restaurar o volume do sistema operacional. Esse aplicativo pode ser inicializado na interface do usuário (UI) do Windows RE usando as personalizações fornecidas pelo fabricante de dispositivo original (ODM).

Reinstalar o Windows

Se um computador não está pré-configurado com uma imagem de recuperação original, e se o usuário não tiver criado um backup total do sistema, o Windows RE fornecerá aos usuários finais a opção de reinstalar o Windows usando um DVD de instalação do Windows.

Considerações sobre segurança

Ao trabalhar com o Windows RE, lembre-se das seguintes considerações de segurança:

  • Quando iniciarem o Windows RE no disco rígido usando a tela de opções de inicialização avançada F8, os usuários são solicitados a fornecer um nome de usuário local e senha para autenticação. Para ter acesso à janela Prompt de Comando, o usuário deve ter uma conta com privilégios administrativos. Qualquer usuário local pode ter acesso a ferramentas como a Restauração do Sistema e o aplicativo de recuperação personalizado na lista de ferramentas manuais.
  • Por padrão, a rede é desativada no Windows RE. Você pode ativar a rede dinamicamente se necessário, mas é aconselhável desativá-la quando a conectividade de rede não for mais necessária.

Plataformas compatíveis

A tabela a seguir lista as ferramentas do Windows RE e as plataformas que oferecem suporte ao Windows RE.

Ferramenta

Plataforma x86

Plataforma x64

Plataforma baseada em Itanium

Windows RE (x86)

S

N

N

Windows RE (x64)

N

S

N

Tecnologias relacionadas ao Windows RE

O Windows RE está relacionado às seguintes tecnologias:

Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows)

O Windows PE® (Ambiente de Pré-Instalação do Windows) é um sistema operacional Win32 mínimo com serviços limitados. É usado para preparar um computador para a instalação do Windows, copiar imagens de disco de um servidor de arquivos de rede e iniciar a Instalação do Windows. O Windows RE é baseado no Windows PE.

ImageX

O ImageX é uma ferramenta de linha de comando que permite capturar, modificar e aplicar imagens do Windows baseadas em arquivos para uma rápida implantação. O Windows RE é um arquivo de imagem do Windows PE (.wim) personalizado que pode ser modificado apenas com o uso de ImageX. Os scripts do Windows RE também dependem do ImageX para instalar as imagens do Windows RE.

Como funciona o Windows RE

Atualizado: maio de 2009

Aplica-se a: Windows 7

O Windows RE (Ambiente de Recuperação do Windows®) é uma plataforma de recuperação extensível baseada no Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows). Quando o computador não é inicializado, o Windows automaticamente executa failover neste ambiente, e a ferramenta de Reparo de Inicialização no Windows RE automatiza o diagnóstico e o reparo de uma instalação do Windows® 7 não inicializável. Esse tópico descreve o Windows RE, especificamente o comportamento de failover automático, o diagnóstico manual e o processo de reparo. Ele também descreve como a ferramenta Reparo de Inicialização funciona.

Esse tópico inclui:

Failover automático

Um computador que executa o Windows 7 poderá fazer failover automaticamente no Windows RE no disco somente de uma falha de inicialização for detectada. Na inicialização, o carregador do Windows define um sinalizador de status para indicar que o processo de inicialização começou e normalmente esse sinalizador é apagado antes da exibição da tela de logon do Windows. Se a tentativa de inicialização falhar, o sinalizador não será apagado. Da próxima vez que o computador for iniciado, o carregador detectará o sinalizador e considerará que ocorreu uma falha de inicialização. Quando isso acontece, o carregador inicia o Windows RE em vez do Windows 7.

clip_image001Observação

A detecção da falha de inicialização depende da conclusão da inicialização e não da ocorrência de um erro no Windows 7. Um exemplo de um positivo falso é quando a energia é interrompida durante o processo de inicialização e o Windows RE é iniciado mesmo quando a instalação do Windows é inicializável.

Como o mecanismo de failover depende do gerenciador e do carregador de inicialização do Windows, algumas falhas deixarão o Windows RE inacessível. Nos cenários a seguir, o usuário deve usar uma mídia inicializável do Windows RE para recuperar o computador.

  • Metadado de disco corrompido no registro mestre de inicialização (MBR), na tabela de partições ou no setor de inicialização de uma partição do Windows RE.
  • Gerenciador de inicialização ausente ou corrompido.
  • Dados de configuração da inicialização ausentes ou corrompidos.

Algumas vezes, o carregador de inicialização não pode ler ou gravar no sinalizador de status de inicialização, nesse caso, o executará o fail over automaticamente no Windows RE. No entanto, o usuário ainda pode iniciar manualmente o Windows RE no disco, com o menu F8.

Diagnóstico e reparo manuais

Ao iniciar por um CD/DVD do Windows RE ou usando a pçõa F8 de inicialização avançada para iniciar o Windows RE pelo disco, o usuário pode iniciar manualmente as seguintes ferramentas de recuperação de sistema:

  • Reparo de Inicialização (quando não é iniciado automaticamente)
  • Restauração do Sistema (em reversão, usando pontos de restauração existentes)
  • Restauração do Complete PC (para restaurar de uma imagem de backup de volume)
  • Prompt de comando, no qual todas as ferramentas padrão do console do Windows PE, como Regedit e ChkDsk, estão disponíveis
  • Ferramenta de suporte personalizado e de recuperação fornecida pelos fabricantes do computador

Reparo de Inicialização

O Reparo de inicialização é uma ferramenta de tarefas de diagnósticos e reparos comuns de instalações do Windows 7 não inicializáveis. Se o computador executar failover no Windows RE devido a uma falha detectada de inicialização, o Reparo de Inicialização será iniciado automaticamente. Se o failover automático em um Windows RE no disco não estiver disponível, o Reparo de Inicialização também poderá ser iniciado como uma ferramenta de recuperação manual por um CD/DVD do Windows RE.

Processo de reparo de inicialização

O Reparo de Inicialização tentará reparar computadores que não estejam inicializáveis em função de um dos motivos a seguir:

  • Corrupção do registro
  • Arquivos do sistema ou de driver ausentes ou danificados
  • Corrupção de metadados do disco (MBR, tabela de partição e setor de inicialização)
  • Corrupção de metadados do sistema de arquivos
  • Instalação de drivers com problemas ou incompatíveis
  • Instalação de service packs e patches incompatíveis do Windows
  • Dados de configuração da inicialização corrompidos
  • Hardware de memória e unidade de disco defeituoso (detecção apenas)

O Reparo de Inicialização não reparará sistemas que não estejam inicializáveis pelos seguintes motivos:

  • Firmware e outros componentes de hardware que não estão funcionando bem
  • Problemas com instalações limpas do Windows ou atualizações do Windows (por exemplo, do Windows XP para o Windows Vista)
  • Erros de logon do Windows
  • Vírus e software mal-intencionado
Log do reparo de inicialização

Após a execução do Reparo de Inicialização, é gerado um log de texto com informações de diagnóstico e resultados do reparo. Esse arquivo de log está localizado em %WINDIR%\System32\LogFiles\Srt\SrtTrail.txt.

O arquivo de log começa com informações sobre o diagnóstico e a sessão de reparo, como no exemplo a seguir.

Copiar Código

Session Summary:
System Disk = \Device\Harddisk0
WinDir = C:\windows
AutoChk Run = 0
Root causes = 1

A tabela a seguir descreve esses campos.

Campo

Descrição

Disco do sistema

Caminho de dispositivo do disco no qual a instalação do Windows está localizada.

WinDir

Caminho completo da instalação do Windows a ser reparada.

AutoChk Run

Um valor diferente de zero indica que AutoChk foi executado durante a inicialização do Windows PE.

Causas principais

Número de causas principais localizadas durante o diagnóstico.

A próxima seção do arquivo de log contém as tarefas de diagnóstico desempenhadas. Por exemplo,

Copiar Código

Test Performed:
---------------------------
Name: Software installation log diagnosis
Result: Completed successfully. Error code =  0x0
Time taken = 125 ms
 
Test Performed: 
---------------------------
Name: ACL test
Result: Completed successfully. Error code =  0x0
Time taken = 18200 ms

A tabela a seguir descreve esses campos.

Campo

Descrição

Nome

Nome da tarefa de diagnóstico desempenhada.

Resultado

Descrição textual de se o teste foi concluído com êxito.

Código de erro

Código de retorno do Win32® do procedimento de diagnóstico. O valor 0x0 indica que o teste especificado foi executado com êxito.

Tempo gasto

A quantidade de tempo, em milissegundos, gasta na etapa de diagnóstico.

A tabela a seguir descreve as tarefas de diagnóstico desempenhadas pelo Reparo de Inicialização.

Tarefa de diagnóstico

Descrição

Teste de metadados do disco

Verifica a integridade do MBR, da tabela de partição e do setor de inicialização.

Determinar o sistema operacional de destino

Extrai o local da instalação do Windows dos Dados de Configuração da Inicialização (BCD).

Teste de seções do registro

Verifica a integridade das seções do registro.

Teste rápido de metadados do volume

Verifica se o diretório do Windows existe.

Diagnóstico do log de eventos

Verifica o Log de Eventos quanto a alterações recentes no Windows.

Teste do status da inicialização

Verifica se o Windows não iniciou com êxito.

Verificação do estado da configuração

Verifica se a falha ocorreu durante a instalação do Windows.

Análise da verificação de bug

Analisa despejos de memória disponíveis criados durante a tentativa falha de inicialização.

Diagnóstico do log de instalação do software

Verifica se foram instaladas atualizações do Windows recentemente.

Diagnóstico de falha no disco

Verifica o status da tecnologia SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) no hardware da unidade de disco.

Chkdsk

Executa Chkdsk para identificar problemas nos metadados do sistema de arquivos.

Teste de integridade do arquivo binário

Verifica se a integridade dos arquivos de sistema necessários para a inicialização.

Teste ACL

Verifica se os arquivos do sistema necessários para inicialização possuem a lista de controle de acesso correta (ACL).

Causas principais

Quando a causa principal de uma falha de inicialização é encontrada, os detalhes e ações resultantes estão incluídas no arquivo de log. Por exemplo,

Copiar Código

Root cause found: 
---------------------------
ACLs on file C:\windows\system32\user32.dll are not proper. Old value = 0xd015f
 
Repair action: ACLs fix
Result: Completed successfully. Error code =  0x0

A tabela a seguir descreve esses campos.

Campo

Descrição

Causa principal encontrada

Descrição textual do problema.

Ação de reparo

Nome da ação de reparo executada.

Resultado

Descrição textual do êxito ou falha da ação de reparo.

Código de erro

Código de retorno do Win32 do procedimento de reparo. O valor 0x0 indica que o reparo especificado foi concluído com êxito.

A tabela a seguir lista as possíveis causas principais das falhas de inicialização.

Causa principal

Descrição

Falha no gerenciador de inicialização ao localizar o carregador do sistema operacional.

Winload.exe está ausente ou não pode ser acessado.

A configuração da inicialização está corrompida.

O arquivo de configuração da inicialização está ausente ou não contém entrada válida do sistema operacional.

O <nome_do_arquivo> do arquivo de inicialização crítica está faltando.

O arquivo especificado necessário para a inicialização está faltando.

O <nome_do_arquivo> do arquivo de inicialização crítica está corrompido.

O arquivo especificado necessário para a inicialização está corrompido.

Vários arquivos de inicialização crítica estão corrompidos.

Vários arquivos necessários para a inicialização estão corrompidos.

O registro está corrompido.

Uma seção do registro falha ao ser carregada.

<Código> da verificação de bug desconhecido. Parâmetros = <param1>, <param2>, <param3>, <param4>.

O sistema falhou durante a inicialização com o erro especificado bugcheck.

O driver <nome do driver> está impedindo a inicialização do sistema.

O driver especificado está ausente ou corrompido.

Talvez uma instalação ou atualização recente de driver esteja impedindo a inicialização do sistema.

Um driver incompatívels foi instalado antes da falha de inicialização.

Um patch está impedindo a inicialização do sistema.

Uma atualização do sistema operacional foi instalada antes da falha de inicialização.

As ACLs do arquivo <nome do arquivo> não estão corretas. Valor antigo = <value>.

O arquivo especificado não pode ser acessado devido a uma ACL incorreta.

A tabela de partição não tem uma Partição do Sistema válida.

A partição do sistema listada na tabela de partição não contém os arquivos do sistema necessários.

O MBR está corrompido.

O MBR do disco do sistema está corrompido.

A tabela de partição está corrompida no disco <número da unidade>.

A tabela de partição do disco especificado não contém entradas válidas.

O setor de inicialização para a partição do disco do sistema está corrompido.

As informações do setor de inicialização não são válidas.

O código do setor de inicialização para a partição do disco do sistema está corrompido.

O código do setor de inicialização não corresponde ao setor de inicialização padrão.

O volume do sistema no disco está corrompido.

O volume do sistema não pode ser acessado.

Nenhum arquivo do sistema operacional encontrado no disco.

O diretório do Windows não contém uma instalação do Windows válida.

O gerenciador de inicialização está ausente.

O gerenciador de inicialização não pode ser encontrado na partição do sistema.

Uma unidade de disco não foi encontrada. Se uma unidade de disco estiver instalada, ela não está respondendo.

Não é possível detectar uma unidade de disco instalada. Ele só fica disponível quando o Windows RE é executado pelo CD/DVD.

As configurações de segurança deste computador estão impedindo a inicialização do Windows.

O Windows não consegue fazer auditoria do sistema.

A partição do sistema tem um tipo de sistema de arquivo desconhecido.

A partição do sistema foi formatada usando um tipo de sistema de arquivo que o Windows não reconhece.

O status da inicialização indica que o sistema operacional foi inicializado com êxito.

O Windows foi iniciado com êxito. Esse é um cenário comum se o usuário inicia o Windows RE manualmente e executa o Reparo de Inicialização.

Falha enquanto a configuração está em andamento.

O computador não é iniciado devido a uma falha no processo de instalação do Windows.

A versão do sistema operacional é incompatível com o Reparo de Inicialização.

A versão do Windows não corresponde com a versão do Reparo de Inicialização. Por exemplo, tentar reparar o Windows XP usando o Reparo de Inicialização disparará essa causa principal.

Ações de reparo

A tabela a seguir descreve as possíveis ações de reparo.

Ação de reparo

Descrição

Reparo dos metadados do disco crítico de inicialização (BCDMD)

Repara o MBR, a tabela de partição ou o setor de inicialização.

ChkDsk

Executa ChkDsk no modo de reparo.

Reparo de arquivo

Substitui o arquivo do sistema corrompido por uma cópia de backup.

BootCfg

Reconstrói os Dados de Configuração da Inicialização (BCD).

System Restore

Reverte o estado do sistema usando a Restauração do Sistema.

Correção de ACLs

Define as ACLs do arquivo especificado com um valor padrão.

Reversão do registro

Substitui as seções corrompidas do registro por uma cópia de backup.

Configuração de Alterar Falha na Falha de Auditoria

Desabilita a auditoria do Windows. Somente o administrador pode efetuar logon no Windows.

Diagnóstico de memória

Executa a ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows.

A tabela a seguir contém as descrições dos possíveis resultados de diagnóstico ou de reparo.

Texto do resultado

Descrição

Concluído com êxito. Código de erro = 0x0

Processos de diagnóstico e de reparo concluídos sem erro.

Falha. Código de erro = <código de erro>

Falha nos processos de diagnóstico e de reparo com o erro especificado.

Iniciado, mas não concluído

O processo de diagnóstico ou o de reparo foi cancelado pelo usuário.

Opções de linha de comando de REAgentC

Atualizado: maio de 2009

Aplica-se a: Windows 7

REAgentC.exe é usado para implantar um Ambiente de Recuperação do Windows® (Windows RE) personalizado, bem como para habilitar as soluções de recuperação de imagem.

Você pode executar o comando REAgentC em uma imagem offline do Windows ou em um sistema operacional do Windows em execução.

Se você estiver usando o Windows PE 2.X para configurar a recuperação em uma imagem offline do Windows® 7, use Winrecfg.exe da pasta Recuperação do Kit de Pré-Instalação OEM do Windows (Windows OPK). O Winrecfg.exe somente oferece suporte para as operações offline do REAgentC.exe e não está disponível no Kit de Instalação Automatizada do Windows (Windows AIK).

Comandos do REAgentC

O REAgentC usa as seguintes convenções:

REAgentC {option} [argument]

Opção

Online/Offline

Descrição

/setreimage /path <local_do_Windows_RE> [/target <OS_offline>]

Ambos

Armazena o local de uma imagem personalizada do Windows RE na imagem atual do Windows 7 em execução ou offline. Depois que o local é especificado, a opção /enable pode ser usada para habilitar o Windows RE.

O argumento /target deve ser usado para especificar o local da imagem do Windows 7 ao aplicar a configuração offline. Por exemplo:

Copiar Código

reagentc.exe /setreimage /path R:\Recovery\WindowsRE\winre.wim /target c:\Windows

/enable [/auditmode]

Apenas online

Habilita qualquer Windows RE personalizado e especificado usando a opção /setreimage. Se nenhum for especificado, ele tentará habilitar o Windows RE usando o Winre.wim padrão de \Windows\System32\Recovery.

Por padrão, a opção /enable não faz nada enquanto o Windows está no modo de auditoria. Para substituir esse comportamento e habilitar o Windows RE no modo de auditoria, especifique o argumento /auditmode. (Observação: se a imagem for generalizada depois de usar a opção /enable no modo de auditoria, o Windows RE será desabilitado até que a opção /enable seja executada novamente ou após o OOBE.

/disable

Apenas online

Desabilite qualquer Windows RE ativo mapeado na atual imagem do Windows 7 em execução.

/boottore

Apenas online

Especifique se, na próxima vez que o sistema for inicializado, o Windows RE será iniciado automaticamente.

/setosimage /path <imagem_de_recuperação>|/customtool [/target<OS_offline>]

Ambos

Quando usado com o argumento /path, armazene o local de uma imagem de recuperação na atual imagem do Windows 7 em execução ou offline. A imagem de recuperação deve estar no formato de imagem do Windows e pode ser instalada usando a Instalação do Windows.

Como alternativa, use o argumento /customtool se um aplicativo de recuperação tiver sido adicionado ao Windows RE.

O argumento /target deve ser usado para especificar o local da imagem do Windows 7 ao aplicar a configuração offline.

/info [/target<OS_offline>]

Ambos

Exibe o status atual do Windows RE e qualquer imagem de recuperação disponível na imagem do Windows 7 atual em execução ou offline. O argumento /target deve ser usado para especificar o local da imagem do Windows 7 ao aplicar a configuração offline.

O WinRE (Ambiente de Recuperação do Windows) é uma valiosa ferramenta que pode ser usada para recuperação de muitos tipos de falhas do sistema. O WinRE do Windows 7 não é muito diferente do Windows Vista no que diz respeito a funcionalidade e opções básicas. Os recursos a seguir ainda estão incluídos no WinRE do Windows 7:

· Reparo de Inicialização

· Restauração do Sistema

· Recuperação da Imagem do Sistema

· Diagnóstico de Memória do Windows

· Prompt de Comando

Um novo aspecto significativo do WinRE do Windows 7 é sua instalação no disco rígido por meio da instalação do Windows. Como resultado, ele estará disponível na maioria das instalações, sem a necessidade de um DVD. Os OEMs têm a opção de usar métodos de reparo alternativos, mas espera-se que muitos deles forneçam o WinRE no disco rígido nos PCs com Windows 7.

Você pode acessar o WinRE pressionando F8 no menu de inicialização. Selecione Reparar o Computador conforme mostrado abaixo para iniciar o WinRE.

clip_image002

É necessário ter uma conta de logon para usar essa funcionalidade de reparo, assim como no WinRE em disco para sistemas OEM do Windows Vista. Depois de selecionar a instalação do Windows a ser reparada, você deve digitar um nome de usuário e uma senha para a instalação designada.

Não houve outras alterações significativas no WinRE em comparação com o Windows Vista. Você ainda pode tentar a mesma solução de problemas que executava anteriormente.

WinRE no menu de inicialização

Está presente no BCD (Dados de Configuração da Inicialização), com entradas apontando para o arquivo WinRE.WIM, contendo os componentes do WinRE, além de uma entrada de inicialização para o ramdisk do WinRE. Se essas entradas estiverem no local correto e os arquivos relacionados a elas estiverem presentes, será oferecida ajuda a você durante a inicialização após uma falha de inicialização ou de desligamento de sistema.

O WinRE é oferecido de forma proativa somente depois de uma oferta inicial do Modo de Segurança ou do Modo Normal, conforme mostrado abaixo.

clip_image003

Se a falha persistir, o WinRE será oferecido pela segunda vez, como Iniciar Reparo de Inicialização (recomendado), conforme mostrado abaixo.

clip_image004

Ferramenta do WinRE – Reagentc

O Windows 7 inclui uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada para habilitar ou desabilitar o WinRE, além de configurar uma inicialização única no WinRE na próxima inicialização. Além disso, também há alguns recursos de implantação e gerenciamento do WinRE, mas eles estão fora do escopo deste curso.

Para obter mais informações sobre o Reagentc.exe, consulte a documentação do Kit de pré-instalação OEM do Windows, bem como a Referência técnica da Recuperação do Windows no TechNet: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd744255(WS.10).aspx.

A ferramenta dá suporte às seguintes opções de linha de comando:

Opção

Descrição

/?

Mostra a ajuda da linha de comando do Reagentc.exe.

/setreimage /path <dir_name>

[/target <dir_name>]

[/bootkey <scan_code>]

Define o local da imagem do Windows RE fornecida pelo usuário.

A opção /target especifica o caminho para o local que contém a instalação do Windows.

A opção /bootkey especifica o código de varredura para um botão de início específico de OEM.

/setosimage

[/path <dir_name>

[/target <dir_name>]]

[/customtool]

/path define o local dos arquivos de instalação do SO fornecidos pelo usuário. Como opção, /customtool mostra que uma ferramenta de geração de imagens foi especificada dentro do Windows RE.

/info

[/target <dir_name>]

Exibe as informações de configuração do Windows RE. A opção /target especifica o caminho para o local que contém a instalação do Windows.

/enable

Habilita o Windows RE para failover e recuperação automáticos.

/disable

Desabilita o Windows RE para failover e recuperação automáticos.

/boottore

Configura o BCD para iniciar a Recuperação do Windows da próxima vez que o sistema for inicializado.

As opções de linha de comando mais importantes para cenários de suporte ao consumidor são:

· Reagentc /enable

· Use esse comando para restaurar entradas de inicialização do WinRE ausentes.

· Isso não recria o arquivo de recuperação Winre.wim. Se esse comando falhar com o código de erro 57, verifique a existência do arquivo winre.wim. Se você não encontrar o arquivo, precisará executar uma instalação de reparo in-loco para recriá-lo.

· Reagentc /disable

· Esse comando remove as entradas de inicialização do WinRE.

· Ele também move o WinRE.WIM de \Recovery\<GUID> para \Windows\System32\Recovery.

· Você pode precisar executar esse comando antes de reagentc /enable se o comando enable não criar as entradas de inicialização corretamente. Em alguns casos, pode ser eficaz executar um comando disable e depois um comando enable.

· BootToRE

· Com esse comando, você não precisa pressionar a tecla de inicialização F8 no momento certo para carregar o WinRE. Execute esse comando e o PC carregará o WinRE na próxima inicialização.

Observação: a ferramenta Reagentc.exe depende da presença dos arquivos WinRE em disco. Se estiverem faltando arquivos, poderá haver erros de execução do Reagentc. Se isso acontecer, o caminho mais fácil para uma configuração funcional será uma instalação de reparo do Windows.

1 comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.