Sequencia de inicialização do Windows XP

O processo de inicialização do Windows XP
Para começar o processo de inicialização, primeiro ligue o computador. Esse procedimento chama-se inicialização manual. O computador realiza o POST (Power-on Self Test, teste automático de ativação). Como a placa de vídeo ainda não foi inicializada, os erros ocorridos neste momento do processo de inicialização serão informados por uma série de tons audíveis, denominados códigos de bipe.

Após o POST, o BIOS localiza e lê as definições de configuração armazenadas no CMOS. Essa configuração é a ordem em que os dispositivos serão testados para verificar a localização do sistema operacional. A BIOS inicializa o computador usando a primeira unidade que contém o sistema operacional.

Depois que a unidade com o sistema operacional é localizada, o BIOS busca o MBR (Master Boot Record, registro de inicialização mestre). O MBR localiza o carregador de inicialização do sistema operacional. Para o Windows XP, o carregador de inicialização chama-se NTLDR (NT Loader).

NTLDR e o menu de inicialização do Windows
Agora o NTLDR controla diversas etapas de instalação. Por exemplo, se houver mais de um sistema operacional no disco, o arquivo BOOT.INI permitirá que o usuário selecione qual será utilizado. Se não houver outros sistemas operacionais ou se o usuário não fizer uma seleção antes de o timer expirar, ocorrerá o seguinte:

  • O NTLDR executa o NTDETECT.COM para obter informações sobre qualquer hardware instalado.
  • O NTLDR usa o caminho especificado no BOOT.INI para localizar a partição de inicialização.
  • O NTLDR carrega dois arquivos que compõem o núcleo do XP: NTOSKRNL.EXE e HAL.DLL.
  • O NTLDR lê os arquivos do Registro, escolhe um perfil de hardware e carrega os drivers de dispositivo.

O Registro do Windows
Os arquivos do Registro do Windows são uma parte importante do processo de inicialização do Windows XP. Esses arquivos são reconhecidos por seus nomes, que começam com HKEY_, como mostra a Figura 2, seguido do nome do trecho do sistema operacional que eles controlam. Toda configuração no Windows (desde o fundo do computador e a cor dos botões da tela ao licenciamento de aplicativos) é armazenada no Registro. Quando o usuário efetua alterações nas configurações do Painel de controle, nas associações de arquivos, nas políticas do sistema ou nos softwares instalados, as alterações são armazenadas no Registro.

Cada usuário tem uma seção própria do Registro. O processo de login do Windows aplica as configurações de sistema do Registro para configurar o sistema da forma como ele estava na última vez em que o usuário acessou.

O kernel do NT
Nesse ponto, o kernel do NT, que é o coração do sistema operacional Windows, assume o controle. O nome do arquivo é NTOSKRNL.EXE. Ele inicia o arquivo de login chamado WINLOGON.EXE e exibe a tela de boas vindas do XP.

OBSERVAÇÃO: Se uma unidade SCSI inicializar o computador, o Windows copiará o arquivo NTBOOTDD.SYS durante a instalação. Esse arquivo não será copiado se a unidade SCSI não estiver em uso.

image

image

1 comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.